Associaçâo Biodinamica

Nascemos em 1982 com o nome de Centro Demeter, a partir do 1º Encontro sobre Agricultura Biodinâmica no Brasil em 10/06/82, e em 1984 o nome foi modificado para Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) já em Botucatu, quando um grupo de antropósofos, em busca de seus objetivos de aplicar na prática os ensinamentos da Antroposofia no Brasil, resolveu enfrentar o desafio de adaptar a Agricultura Biodinâmica para condições tropicais, através de pesquisa, cursos e publicações. Nesta época, juridicamente, fazíamos parte da Associação Beneficiente Tobias. 

A atividade de certificação orgânica e biodinâmica (selo Demeter) é iniciada em 1991, e teve um crescimento tão grande que passou a canalizar todas nossas energias, em detrimento das outras áreas de atuação tão importantes para a organização.

Em 1995 criamos a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, e nos independemos da Associação Tobias, com a missão de fomentar a Agricultura Biodinâmica no Brasil.

Em 1996 a Associação recebeu o premio SARD de destaque como instituição de fomento de agricultura orgânica na Conferência Internacional da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).

Em 1999, num ato de coragem, pois a certificação era a atividade que mais gerava renda para a organização, resolvemos fundar uma outra instituição para cuidar exclusivamente da certificação. Nasce a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) e renasce a Associação Biodinâmica. Abandonamos a certificação e passamos a fortalecer a atividade de consultoria e assistência técnica em agricultura biodinâmica.

Em 2000 resolvemos priorizar a consultoria junto a grupos de pequenos agricultores por acreditarmos que junto a este público nossa missão realmente se cumpriria, e pela importância do trabalho social que poderíamos realizar. Fomos então à procura de parceiros para financiar a atividade.

Em 2003, preocupados com o escoamento dos produtos agrícolas gerados pelos produtores familiares criamos na Associação o grupo de comercialização de produtos biodinâmicos, com a função de estudar e traçar estratégias de comercialização. Através do trabalho deste grupo, no final de 2005 inauguramos nosso primeiro ponto de venda, a feirinha de Santo Amaro, onde os agricultores familiares da região de Maria da Fé, Gonçalves e Sapucaí Mirim em Minas Gerais e Botucatu, em São Paulo, vendem seus produtos diretamente aos consumidores.

Em 2006 a Associação Biodinâmica ficou entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social da Fundação Ashoka/Mackinsey com o projeto de uma Rede de escoamento de produtos biodinâmicos na cidade de São Paulo.

Em 2005 realizamos um workshop de três dias, onde nossa missão, visão e valores foram reavaliados:

Contatos

Site: http://biodinamica.org.br/

E-mail: contato@feirabiodinamica.com.br

Telefone: 143815-7862

Mídia: