Instituto Maniva

O Instituto Maniva é uma associação sem fins lucrativos que entende a gastronomia como importante ferramenta de transformação social, unindo ética ao prazer na alimentação.
 
A Chef Teresa Corção, membro do movimento Slow Food, participou, em 2002, de um festival gastronômico em Pernambuco e ali descobriu o mundo da mandioca, com todos os seus derivados e subprodutos, bem como a história das casas de farinha, presentes em praticamente todo o quintal brasileiro e na memória das populações migrantes. A mandioca era o alimento que, embora ancestralmente ligada ao povo brasileiro, não era destacado como de grande interesse gastronômico. Apesar de ser o produto de maior cultivo de agricultores
familiares no Brasil, era considerada “comida de pobre”.
 
Consciente de que seu trabalho como chef poderia ter uma grande influência na sobrevivência da atividade dos agricultores do seu país e de seus produtos alimentares, Teresa decidiu criar uma organização através da qual pudesse viabilizar essa possibilidade. Plantou assim a semente do Instituto Maniva, iniciando um projeto de Oficinas de Tapioca, para crianças do ensino público no Rio de Janeiro. Ao longo de oito anos 3.000 crianças aprenderam a importância da mandioca, sua lenda, sua música, e fazer a tapioca; antiga base alimentar dos índios antes da colonização europeia.

Contatos

Site: http://www.institutomaniva.org/

E-mail: contato@institutomaniva.org

Telefone: 21-2147-9405 / 2148-0476

Mídia: